limpar os ouvidos do bebé
Carregando... 17 view(s)
5 Dicas para limpar os ouvidos do bebé
A higiene do bebé, como sabe, é de extrema importância e vai muito além do banho do recém-nascido. Para garantir que o seu filhote se encontra totalmente limpinho e protegido contra os germes, bactérias e sujidade às quais todos estamos sujeitos no quotidiano, será necessário ter atenção, também, à limpeza dos seus ouvidos, ao tamanho das suas unhas e à higienização das suas roupas e brinquedos.

Os ouvidos do bebé são, correntemente, uma das preocupações das mamãs de primeira viagem, uma vez que, muitas vezes, a criança produz bastante cera na região auditiva. Tratando-se de uma região muito sensível, o ouvido do bebé deve ser limpo com particular cuidado, tendo sempre a atenção de não ferir o ouvido interno durante a tentativa de limpeza.

Sabemos que parece assustador! E é por isso mesmo que, neste artigo, lhe deixamos 5 dicas de ouro sobre como limpar os ouvidos do bebé.
Acompanhe-nos e descubra como pode garantir a limpeza dos ouvidos do bebé em cinco simples passos.



1. Escolha o momento ideal


Embora a limpeza da cera seja fundamental, saber como limpar os ouvidos do bebé é tão importante quanto conhecer a frequência e/ou altura nas quais deve fazê-lo.

O ouvido da criança deve, preferencialmente, ser limpo depois do banho do bebé e tem como finalidade evitar a acumulação de cera no canal auditivo externo da criança. Esta acumulação poderá, pois, provocar infeções e afetar a audição da criança.

Nem todas as crianças produzem cera nos ouvidos com a mesma velocidade, razão pela qual é importante verificar esta região com frequência. Se achar a quantidade de cera excessiva, não hesite em contactar um médico.



2. Evite o uso de cotonetes


O mais natural, quando se fala em limpar os ouvidos, é pensarmos no recurso ao método mais conhecido: o cotonete.
Infelizmente, o uso deste tipo de utensílio pode ser responsável por alguns problemas indesejados, como a criação de tampões no ouvido interno ou eventuais perfurações no tímpano.

O seu uso é, por isso mesmo, totalmente desaconselhado no ouvido interno da criança, devendo apenas ser usado na parte exterior da orelha do bebé.



3. Siga os passos


Para saber como limpar os ouvidos do bebé, poderá seguir alguns passos simples, que lhe irão permitir realizar a tarefa de forma rápida e eficaz.
Comece por deitar o bebé num local seguro, com a cabecinha de lado, para que o ouvido fique voltado para cima e, desta forma, acessível.

Com uma toalhinha ou paninho humedecido em água morna, passe suavemente pela parte exterior da orelha do bebé, removendo a sujidade visível. Por fim, seque bem a região limpa e repita no outro lado.



4. Entenda as limitações


Por mais que possa parecer-lhe que a cera no ouvido interno do bebé precisa de ser retirada, é importante que recorde que esta aparece por uma razão: a proteção da região auditiva do bebé contra os “invasores” do quotidiano (sujidade e poeira) e as infeções que destas resultam. Desta forma, não deve interferir com o aparecimento da mesma na região interna do ouvido.



5. Fique atenta aos sinais


Em alguns casos, a presença da cera no ouvido do bebé pode ser indicativa de um problema mais grave. Ao limpar o ouvido do bebé deve manter-se, por isso, atenta aos sinais.

Por norma, a cera que encontrará terá uma textura fina e uma coloração amarelada. Caso a cera apresente uma consistência ou cor diferentes, é importante que consulte o médico.

Da mesma forma, se notar que o bebé coça o ouvido ou tenta colocar o dedo dentro do mesmo, deve consultar um especialista, para despistar a hipótese de que se esteja a desenvolver uma infeção.


Como costuma limpar os ouvidos do bebé? Conte-nos, também, os seus truques e dicas!

5 Dicas para limpar os ouvidos do bebé

Back to Top