esterilizar os biberões
Carregando... 9 view(s)
Como esterilizar os biberões do bebé em casa
O seu bebé começou a usar biberon? Conheça várias dicas que ensinam como esterilizar biberões e chupetas. São simples e eficazes.

Os bebés ainda não têm manual de instruções e ao chegar a casa com eles nos braços tudo muda! Quando precisam de usar biberons e gostam de chupetas, os pais devem ter um cuidado especial com a sua higiene. Conheça as nossas dicas de como esterilizar biberões e outros acessórios usados pelo seu bebé.



A compra do biberão certo



Este é o primeiro passo a dar. Conheça todas as possibilidades que existem no mercado e veja qual o melhor para o seu bebé e aquele que também encaixa na perfeição na sua mão. Claro, isso é importante porque vai passar algum tempo a dar o biberon ao seu bebé e o seu conforto é necessário para que possa estar mais atenta ao bebé. Se o seu filho costuma ter cólicas, pode até comprar biberões anticólicas, que evitam a entrada de ar, diminuindo o mau estar e as dores provocados pelas cólicas.



Esterilizar biberons – um gesto repetido através de gerações.



Já os nossos pais eram peritos na arte de esterilizar biberãos. Faziam-no de forma mais rudimentar, comparando com as técnicas de hoje, mas igualmente eficaz. Colocavam os biberons num tacho, cobriam de água e deixavam ferver cerca de 10 minutos. Em casa pode também usar este processo. Depois de esterilizadas as "mamadeiras", retire cuidadosamente da água com ajuda de um tenaz, pode usar a pinça das saladas que, pela sua forma, adapta-se facilmente à superfície curva do biberão. Em seguida coloque num pano de cozinha, preferencialmente passado a ferro, pois o calor deste esteriliza o pano e cubra com outro.

Retire os biberãos à medida que vai precisando e nunca os deixe com restos de leite ou papas. Assim que o bebé termina a refeição, deite fora o que sobrou e passe o biberon por água e sabão. Depois coloque-o já preparado para ser novamente esterilizado.



Como esterilizar mamadeiras sem ser à moda antiga?



Efetivamente a vida atual é um corre-corre e muitas vezes são necessárias soluções mais práticas para resolver o mesmo problema. Uma breve pesquisa diz-nos que existem formas alternativas para esterilizar biberons de forma mais rápida e também eficiente. Já não é necessário estar a controlar o tempo. Se o bebé chorar, pode dar-lhe toda a sua atenção sem estar preocupada com os biberões que estão no fogão…

Atualmente existem várias possibilidades no mercado que tornam a tarefa de esterilizador biberãos mais simples e cómoda. Conheça todas as possibilidades que existem disponíveis e escolha a mais prática para si:

Cada opção traz consigo as instruções práticas para poder fazer uma esterilização bem feita. Mas para si que tem um esterilizador que era do seu sobrinho ou do bebé da amiga aqui ficam umas dicas, pois quase de certeza que o papel das instruções não veio junto.


Esterilizador a vapor


Existem, no mercado, os esterilizadores a vapor elétricos e os esterilizadores a vapor para micro-ondas. Quer para uns, quer para outros, adicione a quantidade de água necessária no recipiente próprio. Depois, para os elétricos, basta ligar e assim que o processo de esterilização terminar o aparelho desliga-se automaticamente. Poderá manter os biberões no esterilizador até ao momento de usar.
 
Com os de micro-ondas, coloque a água e os biberões e programe na potência máxima cerca de 8 minutos. O tempo pode variar de acordo com o seu micro-ondas e a quantidade de água usada, mas tenha este tempo como referência. Assim que o micro-ondas desligar, tem os biberões do seu bebé prontos a usar.

 

Como esterilizar chupetas?



Agora que já sabe como esterilizar mamadeiras, chegou a hora de aprender como esterilizar chupetas. Geralmente os bebés que usam chupeta deixam-na cair ou tocar em todo o lado. Os pais, atentos, querem que a criança esteja livre dos germes, micróbios e bactérias que a chupeta possa apanhar. Assim recomenda-se que esterilize a chupeta do bebé uma vez por dia, principalmente nas primeiras semanas de vida.
 
Convém também ter sempre uma chupeta esterilizada e em caixa própria para situações de emergência. Para esterilizar a chupeta e a caixinha de transporte, junte esses acessórios ao esterilizador de biberões que usa e siga o mesmo processo.

Umas dicas finais:

Dica 1:
Utilize um aquecedor de biberons para que a temperatura do leite do seu bebé seja a ideal. Se não tiver, antes de dar a mamadeira, coloque um pouco do líquido na parte interior do seu pulso para ver a temperatura.

Dica 2:
Tenha consigo uma botija com água para o bebé. Em caso de necessidade, pode usar um pouco dessa água para lavar a chupeta fora de casa e poder dar ao bebé.

Como esterilizar os biberões do bebé em casa

Back to Top